top of page

Laminado a Frio

Aços para uso geral e qualidade comercial 
Utilizados em conformação simples, suas principais aplicações são em relaminação, construção civil, tubos, componentes e peças. Na maioria das especificações é garantida apenas a composição química dos aços; outras garantias devem ser atendidas mediantes acordo prévio. 
Aços para estampagem 
Indicados em aplicações em que ocorrem desde deformações relativamente pequenas até situações de conformação bastante severas. Alterações em suas composições químicas e nas variáveis de processamento térmico e mecânico proporcionam diversos graus de estampabilidade conforme normas NBR, DIN, ASTM e outros. Utilizados principalmente pelas indústrias automobilísticas e de utilidades domesticas, tem como destaque os aços IF (Interstitial Free, livres de interstícios), que, com ótima conformabilidade, permitem a confecção de peças de elevado grau de complexidade, como laterais, permitindo a evolução dos componentes de carrocerias de automóveis. 
Aços Bake-Hardening
Combinam resistência mecânica e conformabilidade e são adequados para papeis expostos, como portas, tetos e capôs. Com material endure cível por envelhecimento durante a cura da pintura, possibilitam redução em espessura/ peso, sem perda da resistência a formação da mossa (dente resistance). A produção é feita sob consulta técnica. 
Aços estruturais
Em geral, são utilizados em aplicações de uso estrutural de leve dobramento e estampagem, que requerem materiais com mínima resistência mecânica e boa soldabilidade, principalmente em construção civil. 
Aços micro ligados de alta resistência 
Mais leves e com resistência mecânica superior à dos aços convencionais, sem comprometimento da conformabilidade, são produzidos com vistas a indústria automobilística, a fim de aumentar a economia de combustível e a segurança dos passageiros. Utilizados em peças como travessas e suportes, são obtidos a partir da adição de elementos de liga, principalmente nióbio e fosforo.  
Aços resistentes a corrosão 
Recebem em sua composição química pequena adições de elementos de liga como cobre, cromo e níquel, o que lhes confere maior resistência a corrosão, sem comprometer os requisitos de propriedades mecânicas e soldabilidade. São aplicados especialmente nas indústrias automobilística e de utilidades domesticas. 
Aços para esmaltagem vítrea
Caracterizam-se por receber revestimento inorgânico posterior a conformação das peças. Isto confere ao produto resistência a temperaturas elevadas, choque térmico, ataque químico e abrasão, além de efeito estético e decorativo, consagrando seu uso na confecção de fogões, fornos, geladeiras, maquinas de lavar, aquecedores, placas de sinalização e equipamentos para a indústria química, ente outros.
Aços para fins elétricos – grão não orientado 
Empregados na fabricação de núcleos de equipamentos elétricos com o objetivo de aumentar seu rendimento e sua vida útil, minimizando o consumo de energia – quanto menor for a perda elétrica de um aço na mesma aplicação, menor será o consumo energético do equipamento. São utilizados principalmente em motores de corrente continua e alternada de pequeno e médio porte (usados nas indústrias automobilísticas e de utilidades domesticas, entre outras)
bottom of page